Alerj

Japeri comemora 30 anos de emancipação

A cidade na Baixada Fluminense tem sido destaque na boa gestão pública

Por Vinicius Deodoro da Silva em 30/06/2021 às 16:01:11

As terras onde hoje se localiza o município de Japeri, já foi anteriormente chamada de Belém e muito antes ainda de Engenho de Pedro Dias. A formação do seu povoamento ocorreu no entorno da Capela de Nossa Senhora de Belém, até hoje a principal igreja católica do município.

A fundação do povoado é datada do final do século XVIII, e com o passar dos anos, ficou conhecida justamente por se localizar a última estação do maior ramal da estrada de ferro. O trem foi um dos maiores provedores de desenvolvimento para a região, fazendo com que Japeri se tornasse uma importante cidade.

Tamanha importância fez com que o imperador do país, Dom Pedro II, fosse pessoalmente até a cidade para inspecionar a estrada de ferro, ficando hospedado no casarão da estação, que se tornou um grande símbolo do período imperial na cidade. o trem sempre fez parte da vida da população, sendo um dos principais meios de transporte até os dias atuais.

Pode ser uma imagem de ferrovia

O 6º distrito de Nova Iguaçu deu lugar à cidade de Japeri. Ao longo dos anos, a cidade enfrentou alguns problemas como um péssimo índice de desenvolvimento humano e social; e um aumento no índice de violência. Entretanto, a nova gestão vem implementando políticas públicas que visam trazer melhorias para a toda a população. Entre elas, destaca-se a implementação do programa Limpa Rios, em parceria com o governo estadual; do Programa Segurança Presente; se destacou na vacinação contra a Covid-19 e o mais recente empreendimento, que é a estação de tratamento de água e esgoto de Japeri e Seropédica.

Através de vídeo divulgado nas redes sociais, a prefeita do município, Fernanda Ontiveros, manifestou sua felicidade pela celebração do aniversário. "Tenho muito orgulho e privilégio de ser a primeira prefeita da cidade, vou continuar trabalhando para que nossa cidade cresça, se desenvolva e gere muita qualidade de vida para o japeriense, este é o meu compromisso até o final de meu mandato", citou a governante.

Anuncie aqui